Receba notícias em seu email

Yanmar

Costa Filho participará de inaugurações e convênios para ampliar infraestrutura no Nordeste

O ministro de portos e aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, cumpre, na próxima segunda-feira (5), agenda no Nordeste com foco em melhorias na infraestrutura de transporte aquaviário e portuário. Em Parnaíba (PI), ele assina um convênio que transfere ao Piauí a responsabilidade pela operação, manutenção e conservação da Hidrovia do Parnaíba. O acordo também inclui os atracadouros entre Piauí e Maranhão: Araioses-Canárias (MA), Ilha Grande-Tatus I e II (PI) e Uruçuí-Forquilha (PI). O ministério e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) seguem responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da execução do convênio.

A hidrovia tem papel importante no escoamento de grãos produzidos no sul do Piauí e sudeste do Maranhão. Ainda em Parnaíba, o ministro participa da entrega das obras do aeroporto da cidade, visita a Escola do Mar e conhece os laboratórios de Filetagem, Análise de Pescado e a sala de simulador de navegação. Na sequência, Costa Filho estará em Cabedelo (PB), para a entrega das novas instalações do porto, que completa 90 anos com uma estrutura modernizada.


PUBLICIDADE



Com mais de R$ 200 milhões já investidos e outros R$ 130 milhões previstos, o porto agora conta com canal dragado a 11 metros, capacidade para navios de até 55 mil toneladas e movimentação mensal entre 25 e 30 embarcações. Foram entregues obras como a nova sede administrativa, sistema de energia solar, requalificação dos armazéns, drenagem profunda, estações de tratamento de resíduos e esgoto, além de novos espaços para operação e apoio aos trabalhadores.

Segundo o diretor-presidente Ricardo Barbosa, o Porto de Cabedelo está pronto para ampliar seu papel na logística da Paraíba e da região, com foco em eficiência, sustentabilidade e aumento na movimentação de cargas. O evento conta com a presença do governador João Azevêdo, do presidente da Câmara Federal Hugo Motta, do presidente do Tribunal de Contas do estado, Fábio Nogueira, entre outras autoridades. 






Chibatão

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira