Volume de exportação e importação aumentou em mais de mil cargas.
Em 2010, 400 caminhões passaram pelo Porto Seco de Foz do Iguaçu.
Nos dois primeiros meses do ano, foram importadas e exportadas através do Porto Seco de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, mil cargas a mais do que no mesmo período de 2010. O dado é da Receita Federal que diz também que o porto está entre os mais movimentados do Brasil. No ano passado, 145 mil cargas passaram pelo local, cinco mil a mais do que em 2009.
O movimento, nesta época, é principalmente de cargas de fertilizantes que vão para o Paraguai. No caminho inverso, a carga importada é de farinha e de trigo, vinda tanto da Argentina quanto do Paraguai.
Em média, no ano passado, 400 caminhões circularam pelo pátio do Porto Seco, por dia. O valor das cargas de exportação que passaram pelo porto foi 40% maior que o registrado em 2009. No caso da importação, o valor foi cerca de 30% maior.
O desafio, agora, é agilizar o despacho das cargas. Os despachantes aduaneiros, em conjunto com Receita Federal e com o Ministério da Agricultura estão propondo ao Paraguai que uma equipe do Ministério da Agricultura trabalhe dentro do porto seco, no Paraguai. A expectativa é que a medida diminua para um dia o tempo de espera para liberação de cargas.
Fonte: G1 PR
PUBLICIDADE