Navalshore 2024

Crescimento incerto

Investimentos em terminais de passageiros têm aumentado, mas pandemia reduz movimento
• A curva de crescimento do mercado de cruzeiros no mundo inteiro vem aumentando de forma constante ao longo dos anos. E esse quadro tem criado novas exigências para que os portos possam receber a circulação cada vez maior de passageiros. Porém, apesar de também acompanhar esse aumento, o Brasil só conta com três grandes portos de embarque: Santos, Rio de Janeiro e Salvador.

Recentemente o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, passou a fazer embarque e desembarque, o que ampliou as opções para moradores do Sul do país. No entanto, a chegada de grandes navios ainda se concentra em poucas regiões. Para ampliar as possibilidades de partidas e chegadas de turistas pelo mar, o Ministério do Turismo apresentou ano passado um projeto para a construção de 15 terminais exclusivos para passageiros.

A pasta informou, por meio de nota, que o projeto está sendo desenvolvido internamente e que será divulgado assim que estiver concluído. Ressaltou também que o objetivo é dispor de portos modernos, com shoppings e hotéis, para que as localidades possam ter mais condições de receber o turista com conforto e comodidade. Além disso, o ministério afirmou que vem trabalhando com outras medidas para desenvolver o setor de cruzeiros no Brasil.

Restrito a assinantes


Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira