MSC

Cunha propõe terminal de passageiros no Guaíba

Anteprojeto que será enviado ao governo federal até junho prevê ainda investimentos na sinalização da hidrovia
A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) pretende enviar, até o mês de junho, um anteprojeto para a Secretaria Especial de Portos (SEP) do governo federal. O documento prevê a realização de investimentos na sinalização para a navegação noturna na hidrovia do Estado e a construção de um terminal de passageiros no porto da Capital gaúcha. Conforme o diretor-superintendente da SPH, Gilberto Cunha, os recursos necessários para implementar as iniciativas são estimados em cerca de R$ 10 milhões, e seriam provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014.
Cunha explica que a vinculação da ideia com o torneio mundial de futebol, que será realizado no Brasil, deve-se à possibilidade de que navios provenientes de países como Argentina e Uruguai tragam turistas para Porto Alegre. "Essas embarcações, inclusive, podem servir de acomodação para essas pessoas, contribuindo para que sobrem mais vagas na rede hoteleira", argumenta o dirigente. Além de atender a uma demanda da Copa, o terminal de passageiros concretizará uma ligação, através da hidrovia, da Capital gaúcha com outros municípios como, por exemplo, Guaíba. A possibilidade de implantação de um terminal de passageiros está prevista dentro do projeto de revitalização do Cais Mauá.
O diretor-superintendente da SPH detalha que, com a aprovação pela SEP, posteriormente será necessário realizar um estudo técnico-econômico para verificar a viabilidade do empreendimento. Se tudo desenrolar satisfatoriamente, Cunha acredita que o processo licitatório para começar as obras possa ser aberto ainda neste ano. Quanto à sinalização para realizar a navegação noturna na Lagoa dos Patos, o dirigente relata que a medida possibilitará o uso da hidrovia entre Rio Grande e Porto Alegre durante 24 horas do dia. "Isso permitirá que se intensifique ainda mais o transporte de cargas nesse modal", defende o diretor-superintendente.
A SPH é a autarquia estadual responsável por administrar os portos de Porto Alegre, Pelotas e Cachoeira do Sul. Também é encarregada de manter em condições navegáveis os 758 quilômetros de hidrovias constituídas pelos rios Jacuí, Taquari, Sinos, Caí, Gravataí, Guaíba, Lagoa dos Patos e Canal São Gonçalo.

Fonte: Jornal do Commercio (RS)/Jefferson Klein)

PUBLICIDADE

MCI




      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira