A administração do Terminal Marítimo Privativo da Usiminas, em Cubatão, em São Paulo, informou na segunda-feira (29) que fez sua primeira descarga de fertilizantes em novembro, quando foram movimentadas 11,8 toneladas do produto. A empresa informou que a operação foi em parceria com a empresa Yara e envolveu cargas do fertilizante YaraBela, trazidos de Sluiskil, na Noruega, tendo como destinos finais o Polo Industrial de Cubatão e a unidade misturadora de Alfenas, em Minas Gerais.
A Usiminas explicou que a descarga de fertilizante fez parte do plano da empresa de diversificar suas operações em seu terminal próprio, que trabalhava apenas com produtor da cadeia minero-metalúrgica, com outros produtos. Segundo a companhia, a diversificação das operações visa criar alternativas para empresas instaladas no Polo Industrial de Cubatão, com integração a malhas ferroviária e rodoviária.
PUBLICIDADE
Vinicius Benincasa, gerente sênior de Logística Portuária da Usiminas, disse que o terminal é considerado estratégico para a empresa e oferece vantagens logísticas para a movimentação de cargas por sua integração com ferrovia e rodovia. "A integração multimodal proporciona mais eficiência no escoamento, fortalecendo a competitividade das empresas da região", afirmou.
Diego Garcia, gerente de Logística da Yara Brasil, explicou que a parceria com o terminal da Usiminas é avaliada como alternativa para escoamento de seus produtos com mais eficiência. De acordo com ele, a empresa busca sempre soluções logísticas competitivas para atender suas necessidades logísticas e que o projeto portuário de Cubatão é mais uma estratégia com esse objetivo.















