O porto de Itapoá, em Santa Catarina, recebeu um guindaste de cais STS (ship-to-shore) e dois guindastes de pórtico sobre pneus (RTG), que foram entregues montados pela empresa ZPMC a bordo do navio Zhen Hua 28. A incoporação dos equipamentos faz parte do projeto de expansão do terminal catarinense para operar navios de grande porte.
PUBLICIDADE
A estrutura portuária conta agora com quatro guindastes STS projetados para operar embarcações de até 65 metros de boca, além de quatro menores. A entrega dos equipamentos faz parte do plano de modernização do Terminal de Contêineres de Itapoa para atender ao padrão maxi-neopanamax. Além da incorporação dos guindastes, o projeto prevê obras de dragagem para aprofundar o canal de navegação para 16 metros.
O Terminal de Contêineres de Itapoa é uma parceria entre a APM Terminals, subsidiária portuária da Maersk, que detém 30%, e o conglomerado local composto pelo grupo industrial Battistella e pela empresa de investimentos em logística LOGZ, que têm os outros 70%. No litoral norte de Santa Catarina, o terminal movimentou 1,5 milhão de TEUs em 2025, o que representou aumento de 25% em relação ao ano anterior.


















