O aniversário de 274 anos do município do Rio Grande,será comemorado no próximo sábado, 19, e foi lembrado pelo deputado Alexandre Lindenmeyer (PT) ontem, quinta-feira, 17, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa. O parlamentar lembrou o pioneirismo da cidade na formação social, política e econômica do Rio Grande do Sul no século 18 e enfatizou as transformações ocorridas a partir de 2003 com a retomada da indústria naval no Brasil.
“Em declínio desde a década de 1970, a economia do Rio Grande e da região ganhou um sopro de vida com o incremento da indústria naval. O município emergiu da estagnação para ocupar o quarto lugar no ranking do PIB gaúcho e, até o final desta década, deve chegar à segunda posição”, apontou o petista.
Junto com os investimentos bilionários em diques, estaleiros, cascos de navios e plataformas marítimas estão em andamento também obras rodoviárias e do calado do porto. “Uma verdadeira revolução que está mudando o perfil econômico e social da Metade Sul, alavancada por investimentos que chegam a R$ 13 bilhões”, pontuou o parlamentar, que acompanhou, quarta-feira, o governador Tarso Genro em visita ao Município.
De cidade portuária, Rio Grande passou à condição de um Polo Naval imprescindível para a Petrobras, segundo Lindenmeyer. "Com isso, quase 100 novas empresas – fertilizantes, alimentos, madeira, química e metalúrgicas – se instalaram na região, movimentando a economia local e gerando empregos. A expectativa é de geração de 15 mil empregos diretos e de 35 mil indiretos", salientou. Para dar sustentação ao ritmo de crescimento da região estimado para os próximos anos, Lindemeyer defendeu a aprovação dos projetos de lei encaminhados pelo governador à Assembleia Legislativa, instituindo benefícios fiscais específicos para Metade Sul.
“As propostas têm o objetivo de sustentar o potencial e o ritmo de crescimento em curso da região. São propostas que estimulam a implantação de centros de pesquisa integrados à cadeia produtiva do Polo Naval e a formação profissional para a atuação na área”, sintetizou. Os dois projetos integram o primeiro conjunto de propostas encaminhados pelo governador Tarso Genro ao Legislativo e tramitam em regime de urgência, devendo ser apreciados ainda em março.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE