O Descarregador Contínuo de Carvão Mineral, equipamento que terá papel essencial para as operações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da termelétrica Energia Pecém, deverá iniciar sua operação no Perto do Pecém em julho deste ano. Está previsto para chegar no terminal portuário, na próxima terça-feira (5), o navio com os seus principais componentes.
O descarregador foi adquirido pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) pelo valor de R$ 23 milhões. A carga do navio, que faz parte da última remessa de um total de quatro, é composta pelos maiores componentes e estruturais do equipamento. O descarregador é do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 toneladas/hora, e será instalado no Berço Interno do Píer 1 do porto. O carvão a ser descarregado será colocado na correia transportadora, que já realiza os primeiros testes, e daí levado à siderúrgica e à térmica.
Origem
Os componentes do equipamento foram fabricados na China, Dinamarca e Suécia. O projeto de engenharia do equipamento foi desenvolvido neste último país, com acompanhamento de uma equipe da Seinfra. O sistema elétrico para alimentação a partir da subestação do Píer 1 está pronto, e foi executado dentro do contrato da correia transportadora.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE