Equipamento faz últimos experimentos, com carga maior, antes da operação. Retirada de carvão segue até sábado. Desde o último domingo, 13, o descarregador contínuo de carvão mineral do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) está sendo submetido ao seu teste mais intenso. O equipamento está retirando de um navio, atracado no porto, 70 mil toneladas de carga e colocando na esteira transportadora de minérios do Cipp. O processo de descarregamento deve prosseguir até o próximo sábado, 19, de acordo com informações da assessoria de comunicação da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará).
Teste
Outro teste com carga já tinha sido feito com o descarregador. Entretanto, nunca com essa quantidade de carvão mineral. Dessa forma, será possível verificar se o sistema está operando normalmente, se não há vazamentos durante o processo de retirada do material do navio, se o aparelho está conseguindo pegar a carga de maneira adequada e se a composição suporta o peso do minério. Conforme a Seinfra, até o momento, o trabalho está sendo realizado de acordo com o esperado.
Capacidade
O aparelho, que está instalado no píer 1 do Porto do Pecém, recebeu investimentos da ordem de R$ 23 milhões. Combinado com a correia transportadora, a capacidade nominal do descarregador é de 2.400 toneladas por hora, mas a ideia é que ele trabalhe em um ritmo entre 1.600 e 1.700 toneladas por hora. Durante o mês de outubro, foi realizado o teste em vazio, ou seja, que não faz a utilização do minério. Foi ensaiada, por exemplo, a sequência de movimentos para definir e calibrar o equipamento.
No total, o Porto do Pecém terá agora dois descarregadores). Um deles, que já existia no local, não participará das operações regulares.
Ele só entra em funcionamento a partir do momento em que o aparelho principal tiver algum tipo de problema. Tanto que os equipamento mais antigo ainda é em formato de concha, tecnologia muito mais suscetível a vazamentos. O aparelho mais recente funciona com uma rosca transportadora.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE