O navio Xiang Rui Kou entrou no porto do Rio Grande no início da manhã desta quarta, trazendo da China a metade do casco da P-67, uma peça de 147 metros de comprimento, dez metros de altura, 50 metros de largura e peso de 21.530 toneladas. Na chegada, ele foi fundeado na área delta, situada próxima do Estaleiro Rio Grande (ERG1), e por volta das 17h30min, começou a ser conduzido para fundeio em uma área em frente ao estaleiro, onde, nesta quinta-feira, ocorrerá a operação de desembarque do bloco MB01-67.
A operação de desembarque deve começar por volta das 4h da madrugada, com os procedimentos para o navio ir submergindo. Conforme os técnicos, o Xiang Rui Kou vai submergir até 17,6 metros para fazer o bloco MB01-67 flutuar. A expectativa é de que, por volta das 9h, a peça, que é a proa da P-67, esteja começando a flutuar. Depois, ela será conduzida por quatro rebocadores e atracada no cais Sul do ERG1. Neste estaleiro, a Ecovix-Engevix está construindo a popa da P-67. Uma terceira parte desse casco deve chegar da China entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Posteriormente, elas serão unidas.
O casco da P-67 faz parte da série de oito cascos de FPSOs (sigla em inglês para plataforma flutuante que produz, processa, armazena e escoa petróleo) que a Ecovix-Engevix fará para a Petrobras no ERG1.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Por Carmem Ziebell
PUBLICIDADE