Ecobrasil

Docas do Rio sobe 48% no Índice de Governança do TCU

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, atingiu uma nota global de 54,9 no Índice Integrado de Governança e Gestão Pública do Tribunal de Contas da União (IGG/TCU) em 2021. O resultado corresponde a um crescimento de 48% na comparação com a avaliação anterior, realizada em 2018, e indica que a atual gestão da autoridade portuária vem aprimorando as boas práticas de governança.

Segundo o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, o desempenho alcançado nesse intervalo entre as avaliações de 2018 e 2021 materializa o esforço da atual gestão, iniciada a partir de fevereiro de 2019: “Temos buscado, incessantemente, a melhoria da eficiência, o aperfeiçoamento dos processos e a solidez do sistema de governança corporativo adotado”.

Nas avaliações temáticas, também comparando as notas obtidas em 2021 com as de 2018, destaca-se o aumento de 111% no resultado do IGG/Pessoas, 83% no resultado do IGG/Governança, 51% no resultado do IGG/Tecnologia da Informação e 38% no resultado do IGG/Gestão de Contratações, esse último atingindo a maior nota individual com 73,4 pontos.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Para o presidente Laranjeira, ao utilizar os resultados do IGG/TCU como norteador de ações de melhoria contínua, a Docas do Rio será cada vez mais rentável, eficiente, dinâmica e transparente: “A companhia vem se reposicionando como protagonista nas ações de provisão de infraestrutura e na viabilização das operações portuárias com segurança e eficiência, assumindo sua principal missão na qualidade de autoridade portuária e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional ao tornar os portos sob sua gestão mais competitivos e atraentes para a viabilização de novos empreendimentos”.

O TCU realiza, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular a adoção de boas práticas. Desde 2017, o órgão unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública). Este ano, incluiu também a governança orçamentária. Participam desse levantamento 378 organizações públicas, tendo seus resultados agrupados pelos setores e respectivas personalidades jurídicas – ministérios, autarquias, estatais, bancos, conselhos profissionais, entre outros.



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira