Navalshore 2024

Dragagem e fios de rede ainda incomodam município de Vila Velha

Houve manifestação mas a revolta ainda continua entre moradores de Vila Velha

Moradores do bairro Praia das Gaivotas, em Vila Velha, não estão nada satisfeitos. Para deixar isso bem claro, no último domingo (14), revoltados contra a instalação de uma rede de alta voltagem, fizeram uma manifestação. Além da rede, eles também são contra a destinação da "lama-tóxica" do Porto de Tubarão nas praias do município de Vila Velha.

Os fios da rede de 138 mil volts e com 4,8 quilômetros de extensão passarão pelos bairros Novo México, Guaranhuns, Jóquei de Itaparica, Praia de Itaparica, Coqueiral de Itaparica, Santa Mônica e Boa Vista. E moradores não concordam com a obra da EDP Escelsa e alegam riscos de saúde e de acidentes.

Em relação a dragagem, os mais revoltados com a  situação da "lama tóxica" são sos moradores da Praia da Costa que lutando contra a ação. "Isso é um abusrdo. Já estão fazendo a dragagem. Já estão acabando com nossa região", disse o presidente da Associação de Moradores da Praia da Costa, Sebastião de Paula.   

Segundo o presidente, são 7 milhões m³ de lama tóxica que serão jogados em alto-mar e levados pela maré às praias de Vila Velha, poluindo o meio ambiente. "É um volume muito grande  de lama jogado em região  afetando a vida marinha e toda a região. Esse material irá atingir nossa praia fazendo acontecendo como aconteceu com a Praia de Jardim Camburi que é imprópria parea banho por causa da suijeira".

Por meio de nota o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou que o material não chegará às praias de Vila Velha.

"O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) elaborado para a dragagem do Porto de Tubarão  e monitoramentos realizados na região indicam que os sedimentos não serão levados pela correnteza para as praias, e não chegarão ao litoral de Vila Velha. Para a emissão da Licença de Operação (LO), o Iema estabeleceu 34 condicionantes para que os impactos previstos pela atividade sejam controlados e minimizados", diz o texto.

Fonte: ES Hoje

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira