A Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a DTA Engenharia assinaram, nesta quarta-feira (7), o contrato para execução da obra de dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus, no Sul da Bahia. O serviço vai recompor a profundidade original do complexo marítimo, de 10 metros, permitindo retomar a operação com navios de capacidade da ordem de 60 mil toneladas.
A obra terá início neste mês com a instalação das tubulações. A previsão é de que seja concluída em cinco meses. Para a realização do serviço, a DTA utilizará uma moderna draga hopper Elbe holandesa com 3 mil metros cúbicos de cisterna e capacidade para recalcar areia para o aterro hidráulico de área contígua, assim como para lançar o material dragado no bota fora ao mar. A embarcação faz parte do parque de dragas hopper exclusivas da empresa para atuar em intervenções portuárias desse porte no Brasil.
PUBLICIDADE
"Essa obra é muito importante para o Porto de Malhado ( Ilhéus), pois atende as demandas crescentes de carga do centro-sul da Bahia, aportando navios maiores e reduzindo, significativamente, o custo dos fretes, uma preocupação constante dos gestores da Codeba", afirmou o presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto.