O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto do Rio Grande realizou sua 205ª Reunião Ordinária na última segunda-feira. Um dos temas da reunião foi o projeto de duplicação da BR-392 para o trecho compreendido entre os quilômetros 0 e 8, que abrange a área portuária, apresentado pela equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O engenheiro do Dnit, Vladimir Casa, responsável pelas obras de duplicação das BRs 116 e 392, fez a apresentação do projeto aos conselheiros do CAP. "Sabemos que qualquer obra para esta região precisa levar em consideração o funcionamento do porto do Rio Grande. Por isso, este projeto já foi conversado e debatido com a Superintendência do Porto", informou Casa.
Vladimir Casa abordou, primeiramente, os trechos da rodovia que já estão em obras. Depois, falou que para a duplicação do lote que compreende o percurso do quilômetro 0 ao 8, a próxima etapa do processo é o licenciamento ambiental. Para o diretor superintendente do Porto, Dirceu Lopes, a obra de duplicação da chamada avenida portuária é de extrema necessidade. "Com a perspectiva de um número cada vez maior de cargas destinadas ao porto, o término da duplicação da BR-392 até a avenida Honório Bicalho é fundamental para que se complete o processo de mobilidade e escoamento
de mercadorias do porto rio-grandino", destacou.
Após a apresentação, Casa recebeu alguns questionamentos dos conselheiros e repassou informações sobre o novo traçado da estrada que liga São José do Norte ao Pontal da Barra. Uma nova apresentação do Dnit deve ser realizada quando o projeto contar com um licenciamento ambiental prévio.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE