Desligada por problemas técnicos em setembro, a primeira unidade geradora da usina Porto do Pecém, com 360 megawatts, voltou a estar operacional, informou a EDP em comunicado ao mercado.
São Paulo - A EDP Energias do Brasil anunciou em comunicado ao mercado ter retomado a operação da primeira unidade geradora da usina termelétrica Porto do Pecém I, que é explorada numa parceria entre o grupo EDP e a Eneva.
A primeira unidade geradora, com 360 megawatts (MW), havia sido desligada em setembro, mas agora voltou a estar operacional.
"A solução para o desligamento consistiu na substituição do gerador com a finalidade de reduzir o tempo de parada da unidade geradora e promover a confiabilidade da operação da unidade", explica a EDP no mesmo comunicado.
A companhia explica que "a avaliação e solução dos danos foram executadas pelas equipes de operações de Pecém I e pelos técnicos especializados da Siemens, fabricante do gerador, em parceria com técnicos da EDP e Eneva".
Segundo a EDP, "o investimento para substituição do gerador será coberto pelo seguro de dano patrimonial vigente". A paralisação da unidade durante o período de 87 dias será coberto pelo lucro cessante após o 60º dia e impactará o cálculo do ressarcimento por indisponibilidade a partir de 2016 pelo período de 60 meses, informou ainda o grupo.
PUBLICIDADE