A draga La Belle amanheceu ontem encalhada próximo ao mirante da Praia da Redinha. O navio da empresa Bandeirantes, contratada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), fazia a dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal, quando realizou uma manobra na altura da Boca da Barra e terminou encalhando. A Capitania dos Portos ainda não sabe o que levou a paralisação da embarcação, mas um inquérito será instaurado para investigar as motivações. Até o fechamento desta edição, a embarcação ainda não tinha sido retirada do local.
Encalhe do navio na costa da capital potiguar está sendo investigado pela Capitania dos Portos Foto: Carlos Santos/DN/D.A.Press/D.A Press
Segundo o comandante, Alan Kardec Mota, a Capitania tomou conhecimento do encalhe por volta das 21h dessa segunda-feira. Ontem, os rebocadores foram enviados até o local para conduzir o navio até o porto. Como primeira medida, uma equipe de inspeção do órgão foi enviada à draga para fazer o levantamento das causas do acidente.
"Estamos pedindo que as embarcações evitem o trânsito próximo ao local ondeestá o navio", solicitou o comandante explicando que o fluxo pode atrapalhar o trabalho dos rebocadores. Outra ação da Capitania foi avisar a empresa que tome providências caso exista alguma possibilidade de vazamento de óleo.
As dragagens no canal começaram no mês de maio e deverão seguir até o final do ano. A ideia é aprofundar em mais 12,5 metros o canal durante esse período. A obra está orçada em R$ 34,4 milhões com recursos liberados pela Secretaria de Portos da Presidência, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fonte: Diário de Natal/Maiara Felipe
PUBLICIDADE