A Vports e a Multilift realizaram, no Porto de Vitória (ES), o primeiro embarque de café pelo sistema de breakbulk em bags, movimentando 8.452 toneladas de café com destino a New Orleans, nos Estados Unidos. A operação, concluída em seis dias, registrou um incremento de 60% na produtividade planejada, apesar das condições climáticas instáveis.
De acordo com a VPorts, a nova modalidade de embarque, além de trazer flexibilidade ao uso de navios disponíveis para o transporte, oferece uma alternativa ao sistema tradicional de contêineres, que há anos era o único utilizado para o escoamento de café no porto. O CEO da Vports, Gustavo Serrão, destacou o trabalho da autoridade portuária na adaptação logística, que inclui a recuperação de dois silos horizontais de 10 mil metros quadrados, com capacidade para 80 mil toneladas de grãos, permitindo o armazenamento de produtos como café, malte e farelo de soja.
PUBLICIDADE
O investimento na recuperação dos silos foi de R$ 50,2 milhões. Nos primeiros dois anos de concessão do Porto de Vitória, foram aplicados R$ 180 milhões em obras de infraestrutura e modernização, como a recuperação do ramal ferroviário. Com esses investimentos, a expectativa é de um crescimento de 80% nas operações do porto nos próximos cinco anos.