MSC

Embarque mais correto no porto

Além de ser menos poluente e mais vantajoso economicamente, setor hidroviário já começa a investir em melhorias para reduzir impactos
O nome já dá uma ideia, mas, para quem não sabe, hidrovia é um leito de rio adaptado por obras de engenharia que possibilitam a navegação com segurança 24 horas por dia.
Líder na baixa emissão de poluentes, o transporte hidroviário também tem um custo de implantação muito inferior a o de rodovias e de ferrovias. Por outro lado, exige um controle rigoroso em seu desenvolvimento para prevenir possíveis acidentes de grande impacto, como um vazamento de óleo.
Em paralelo à movimentação que deseja reforçar a presença de hidrovias no Brasil, empresas do setor trabalham para melhorar sua operação e, assim, reduzir seu impacto no planeta.
A Portonave, Terminal Portuário de Navegantes, localizada no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina, iniciou uma série de projetos e ações desde sua inauguração em 2007. Do cuidado com a comunidade do entorno do porto até o rigor com o controle dos ruídos emitidos pelo terminal, a Portonave conquistou a certificação ISO 14001, que regulamenta a gestão ambiental, em junho desse ano.
Um cuidado rigoroso com a quantidade de combustível e energia elétrica consumidas, a qualidade da água e do ar e o tratamento dos efluentes gerados também estão no projeto. Com um sistema próprio de gestão ambiental, a ideia da empresa é ir além.
– Queremos ter um inventário de todas as nossas emissões para podermos desenvolver um projeto de compensação, além de reutilizar a água das lavações de equipamentos – conta o engenheiro de Meio Ambiente e de Segurança do Trabalho, Diogo Stüpp.

Fonte:Zero Hora

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira