Receba notícias em seu email

MSC

Embraport - 35% das obras estão concluídas

A Embraport iniciou 2012 com 35% de suas obras concluídas. Em 2011, foi finalizada a fase de aterro. “A atividade foi um dos grandes desafios do período por conta das condições climáticas e do tipo de terreno da região”, afirma Giorgio Bullaty, gerente de produção da Odebrecht Infraestrutura, responsável pela construção do terminal. O início da dragagem foi um dos marcos da obra. A utilização de grandes sacos de geotêxtil, chamados de geotubes, foi a solução utilizada para confinamento dos sedimentos contaminados localizados na frente do cais. Enquanto estes geotubes enchem, a água é drenada pelos poros do saco, direcionada para estação de tratamento, e devolvida ao estuário em conformidade com a legislação.

A Embraport destaca que a execução das obras tem sido continuamente respaldada por medidas de proteção ambiental tanto na área do empreendimento como no seu entorno. Estas medidas incluem cuidados com a flora, a fauna, água, o ar, entre outros, conforme condicionantes ambientais estabelecidos na Licença de Instalação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.


PUBLICIDADE



Outro destaque da construção do terminal foi a montagem do canteiro industrial, local onde são fabricadas estacas e peças pré-moldadas. Para isso, foi instalada infraestrutura com 12 pórticos de 35 toneladas para produzir cerca de duas mil estacas e 7,5 mil peças pré-moldadas. As estacas têm, em média, 50 metros de comprimento e 45 toneladas de peso. Algumas peças pré-moldadas chegam a pesar 35 toneladas. As primeiras estacas de concreto foram cravadas em meados de setembro para dar sustentação ao futuro cais do terminal Embraport. Desde então, cerca de 150 estacas foram cravadas. A operação é executada por meio do cantitraveller, uma plataforma metálica sobre rodas .






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira