Receba notícias em seu email

MSC

Empresas gaúchas terão prioridade para instalação em porto de Cuba

As empresas do Rio Grande do Sul terão prioridade para estabelecimento no porto da cidade de Mariel, em Cuba. O anúncio foi feito ontem pelo ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro do país caribenho, Rodrigo Malmierca Díaz, durante encontro com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini.

A Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM) é uma região junto ao porto da cidade cubana, situada a 40 quilômetros da capital Havana. A obra, de US$ 900 milhões, que irá modernizar o porto de Mariel, é administrada pela brasileira Odebrecht por meio de sua subsidiária, a Compañía de Obras en Infraestructura. O Bndes está financiando 80% dos recursos em quatro etapas, e o início das operações está previsto para 2015.


PUBLICIDADE



À tarde, Malmierca participou, na Fiergs, de um seminário sobre oportunidades de negócios em Cuba. No encontro, que reuniu cerca de 60 empresas, o ministro cubano ressaltou que seu país alicerça uma nova política de atração de capital estrangeiro, na qual a zona portuária de Muriel representa uma das frentes.

O titular da SDPI, Mauro Knijnik, aproveitou o evento para destacar a competitividade da indústria gaúcha de máquinas agrícolas e o potencial do Estado como fornecedor destes equipamentos para o país caribenho, dentro do programa federal Mais Alimentos Internacional. Cuba negocia a compra de máquinas, num volume inicial de US$ 70 milhões. “Até o fim do ano, será assinada a liberação dos recursos”, disse Malmierca

Fonte: Jornal do Commercio (POA)






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira