As empresas do Rio Grande do Sul terão prioridade para estabelecimento no porto da cidade de Mariel, em Cuba. O anúncio foi feito ontem pelo ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro do país caribenho, Rodrigo Malmierca Díaz, durante encontro com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini.
A Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM) é uma região junto ao porto da cidade cubana, situada a 40 quilômetros da capital Havana. A obra, de US$ 900 milhões, que irá modernizar o porto de Mariel, é administrada pela brasileira Odebrecht por meio de sua subsidiária, a Compañía de Obras en Infraestructura. O Bndes está financiando 80% dos recursos em quatro etapas, e o início das operações está previsto para 2015.
PUBLICIDADE
À tarde, Malmierca participou, na Fiergs, de um seminário sobre oportunidades de negócios em Cuba. No encontro, que reuniu cerca de 60 empresas, o ministro cubano ressaltou que seu país alicerça uma nova política de atração de capital estrangeiro, na qual a zona portuária de Muriel representa uma das frentes.
O titular da SDPI, Mauro Knijnik, aproveitou o evento para destacar a competitividade da indústria gaúcha de máquinas agrícolas e o potencial do Estado como fornecedor destes equipamentos para o país caribenho, dentro do programa federal Mais Alimentos Internacional. Cuba negocia a compra de máquinas, num volume inicial de US$ 70 milhões. “Até o fim do ano, será assinada a liberação dos recursos”, disse Malmierca
Fonte: Jornal do Commercio (POA)