A SCPAR Porto de Imbituba concluiu a instalação de um Perfilador de Corrente Marinha (Acoustic Doppler Current Profiler - ADCP) próximo ao canal de acesso do Porto de Imbituba. O objetivo é medir a intensidade e direção das ondas e correntes marinhas que atuam na enseada do Porto.
O ADCP foi instalado junto à poita (peso de ferro/âncora) da boia encarnada de sinalização náutica, especialmente preparada para receber o equipamento de captação dos dados, e passou a integrar a metodologia do Programa de Monitoramento das Condições Hidrodinâmicas, um dos 18 controles ambientais realizados pela autoridade portuária.
PUBLICIDADE
Camila Amorim, oceanógrafa e gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba, ressalta a importância da geração contínua e em tempo real de dados de correntes e ondas. “Com o ADCP instalado podemos monitorar e entender melhor a situação hidrodinâmica do sistema aquaviário do Porto de Imbituba, podendo até prever condições extremas e tornando as operações portuárias ainda mais seguras”, complementa.
As informações coletadas pelo ADCP estarão disponíveis em breve para os trabalhadores portuários envolvidos nas manobras dos navios, como práticos e rebocadores.