MSC

Essencis - Alemoa tem recuperação concluída

Após 336 dias de operação, o Grupo Essencis concluiu o maior projeto de recuperação ambiental de área degradada da América Latina. Realizada no antigo Lixão da Alemoa, no litoral paulista, onde acarretou na contaminação do solo e da água subterrânea local, a ação é condição fundamental para ampliação do porto de Santos. Todo o gerenciamento foi realizado pela unidade de Engenharia e Consultoria do Grupo Essencis, com total apoio da área Comercial e da unidade de São Paulo, que possibilitou o recebimento dos resíduos e a viabilização do projeto.

Dividido em três etapas — investigação ambiental, avaliação de risco e estudo de alternativas para remediação, recuperação e revitalização —, o projeto implicou a retirada de mais de um milhão de toneladas de resíduos, totalizando 28.955 viagens para destinação final dos resíduos encontrados.

Segundo Giovanna Setti, superintendente da Essencis Engenharia e Consultoria e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Consultoria Ambiental, “em janeiro de 2012, 95% da área já estavam remediados e até o final do processo mais de 680 mil metros cúbicos de resíduos foram retirados, acabando assim com um processo de mais de 50 anos de contaminação local do solo e da água subterrânea”.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Com a conclusão das atividades, a área de 342 mil metros quadrados agora está apta para a construção do novo terminal da Brasil Terminais Portuários (BTP) com capacidade para operar 1,1 milhão de contêineres e 1,2 milhão de toneladas de granéis líquidos por ano.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira