O diretor-executivo da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), André Zanin, disse nesta terça-feira (24) que cinco Estados do país aguardam resultados de mandados de segurança para que seja garantida a emissão da livre-prática por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A livre-prática é uma autorização dada pelo órgão para liberar a entrada do navio no porto e permitir sua operação de embarque e desembarque. Desde a semana passada a emissão do certificado está prejudicada pela greve dos servidores do órgão.
Apenas portos dos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Paraná já conseguiram liminar favorável. “Estamos aguardando decisão similar para Alagoas, Maranhão, Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo”, disse Zanin ao Valor. No total, os sindicatos filiados à Fenamar estão presentes em 14 Estados, mas nem todos recorreram à Justiça.
A Fenamar afirmou que a situação nos portos nacionais não se alterou “significativamente” de segunda-feira para hoje, quando os portos começaram a acumular filas de navios e lentidão nas operações de carga. Além da greve da Anvisa, os funcionários da Receita fazem operação-padrão nos portos.
No final da tarde desta terça-feira o porto de Santos estava com fila de 78 navios aguardando para entrar. Na semana passada, primeira da greve, a média foi de 72 embarcações. No momento, existem 30 navios atracados nos berços do complexo portuário.
Fonte: Valor / Fernanda Pires
PUBLICIDADE