A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) recebeu, na tarde desta quarta-feira (24), uma comitiva de Executivos do grupo chinês Shandong Wuzheng que estão interessados em fazer investimentos no Brasil, sendo que o Rio Grande do Sul é um dos lugares em estudo. Na terça-feira, a comitiva chinesa, chefiada pela vice-gerente geral do Setor Automotivo do grupo chinês, Wenny Jiang, esteve com o governador do Estado, Tarso Genro. E nesta quarta-feira visitou São Lourenço e Rio Grande. Os empresários chineses estão conhecendo as potencialidades da região para possível instalação de empresas.
Os chineses vieram a Rio Grande acompanhados do atual prefeito e do prefeito eleito de São Lourenço do Sul, José Nunes e Daniel Raupp, respectivamente, e do empresário Nicke Kohler, que é presidente da Kohler Implementos Agrícolas, de São Lourenço. O grupo chinês estuda a instalação de uma fábrica de tratores no Brasil, possivelmente por meio de uma joint venture com empresários brasileiros. E Nicke Kohler, segundo o Governo do Estado, pode vir a ser o sócio brasileiro da Shandong Wuzheng. No entanto, não há nada acertado ainda. A instalação na Bahia também é cogitada.
O superintendente do Porto, Dirceu Lopes, fez uma apresentação do porto rio-grandino à comitiva chinesa, discorrendo sobre a localização do porto, de sua infraestrutura, da intenção da Suprg em investir mais na hidrovia e do projeto de ampliação do porto com uso da Ilha do Terrapleno, entre outros pontos. Conforme Somchai Ansuj, da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoções do Investimento (AGDI), que também acompanhou os executivos chineses na visita a Rio Grande, Wenny Jiang considerou muito positiva a infraestrutura do porto rio-grandino.
Somchai Ansuj falou que parte da delegação chinesa volta para a China nesta quinta-feira e outra parte fica para levantar mais dados para o estudo que realiza. Segundo ele, ainda não está definido que o investimento do grupo chinês ocorrerá na região Sul do Estado. Lembrou também que o vice-governador Beto Grill e uma equipe do seu Gabinete e da AGDI, estiveram na China, em maio, em um trabalho para apoiar o negócio da Shandong Wuzheng com a empresa de São Lourenço.
Dirceu Lopes observou que se o Grupo se instalar em São Lourenço, usará o porto de Rio Grande para fazer seus produtos circularem pelo mundo todo. A Shandong Wuzheng Group é especializada na fabricação de caminhões, tratores, veículos de pequeno porte para indústria, máquinas e implementos agrícolas. No Brasil, o plano é começar com uma linha de produção de tratores voltados ao setor agrícola, com uma estimativa de US$ 50 milhões em investimentos, com a geração de 2.000 a 2.500 empregos.
Fonte: Jornal Agora/RS / Carmem Ziebell
PUBLICIDADE