Angra dos Reis - A Technip - empresa arrendatária do Terminal Portuário de Angra dos Reis - promove sexta-feira a cerimônia do início da derrubada do Moinho Sul Mineiro. A ação será o marco inicial do projeto de expansão do porto para a exploração do pré-sal. Para simbolizar o início da demolição, o prefeito de Angra, Tuca Jordão (PMDB), o ex-prefeito da cidade João Luís Gibrail Rocha, e um representante da Technip darão as primeiras marteladas no moinho.
Símbolo da atividade econômica de Angra dos Reis durante cerca de oito décadas, o Moinho será demolido para permitir a modernização e a expansão do Porto, trazendo um novo ciclo de desenvolvimento econômico para toda a região. Desativado há cerca de seis anos, o moinho foi utilizado como depósito para estocagem de grãos nos anos 70, possibilitando à empresa Sul Mineiro descarregar navios de trigo a granel no porto.
Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.
Em cerca de cinco anos, a Technip irá montar a estrutura de exploração do pré-sal no Terminal Portuário. Segundo os dados da empresa, a cidade possui um potencial de 100 bilhões de barris de petróleo.
- Angra tem uma produção de petróleo muito privilegiada. Em termos do Pré-sal então, é como a "menina dos olhos". E por isso, vamos dar início à formação da estrutura do porto que será responsável pela exploração - afirmou o diretor executivo do Terminal Portuário, Robson Rangel.
A empresa Petrobrás - uma das maiores clientes da Technip - será responsável por investir cerca de 200 bilhões de reais nos próximos cinco anos, para montar a logística da exploração do petróleo. A ideia é de que até 2012 sejam investidos 600 milhões de reais para a execução da primeira fase de revitalização do porto de Angra dos Reis. O objetivo dos investimentos é transformar o porto da cidade em um instrumento de desenvolvimento do Pré-sal.
- 2015 parece muito tempo, mas não é nada em termos de petróleo. Hoje Angra tem a vantagem de sair na frente de todas as outras cidades da costa do Estado, pois o Pré-sal está bem na porta da nossa cidade. E por isso estamos buscando todas as formas para alavancar a nossa economia, e a história vai provar que esse investimento vai dar certo - ressaltou o prefeito Tuca Jordão (PMDB).
Fonte: Diário do Vale
PUBLICIDADE