MSC

Expansão do Porto de Angra será apresentada aos moradores

Angra dos Reis -  A empresa Technip - responsável pelo Terminal Portuário de Angra dos Reis (TPAR) - realizará até o dia 10 de dezembro diversas visitas em comunidades angrenses para apresentar o plano de expansão do porto à população e esclarecer dúvidas sobre a exploração do pré-sal. Com o nome "Technip nas Comunidades", os representantes da empresa estão percorrendo as principais regiões do município com a apresentação de um vídeo sobre a ampliação do empreendimento e a maquete das obras no porto, que serão concluídas em 2015. O programa acontece nos bairros, das 9 às 18h.

Ao todo, a empresa vai investir R$ 400 milhões em cinco anos para realizar a extração de petróleo na camada do Pré-sal no município. Segundo os dados da Technip, a cidade possui um potencial de 100 bilhões de barris de petróleo. O objetivo da ampliação do Terminal Portuário é tornar o local um centro de apoio logístico ao pré-sal, devido à sua localização próxima à Bacia de Santos.

- Angra tem uma produção de petróleo muito privilegiada. Em termos do Pré-sal então, é como a "menina dos olhos". E por isso, vamos dar início à formação da estrutura do porto que será responsável pela exploração - afirmou o diretor executivo do Terminal Portuário, Robson Rangel.

O projeto prevê aumentar a área do porto em cerca de 160 mil m² - passando dos atuais 78 mil m² para 238 mil m². A expansão será dividida em três etapas e as obras da primeira fase começam no segundo semestre de 2011. Além da modernização da infra-estrutura do porto, a Technip pretende utilizar a rua Lopes Trovão ( que fica próximo ao Terminal Portuário); reintegrar a área do Cais da Lapa; criar programas sócio-ambientais e implantar um centro de capacitação e treinamento para qualificar a mão-de-obra dos trabalhadores. A empresa acredita que até 2014 gerará cerca de 4 milhões de reais em ISS (Imposto Sobre Serviços) e cerca de dois mil empregos diretos e seis mil indiretos.
A empresa Petrobrás - uma das maiores clientes da Technip - será responsável por investir cerca de 200 bilhões de reais nos próximos cinco anos, para montar a logística da exploração do petróleo. A ideia é de que até 2012 sejam investidos 600 milhões de reais para a execução da primeira fase de revitalização do porto de Angra dos Reis. O objetivo dos investimentos é transformar o porto da cidade em um instrumento de desenvolvimento do Pré-sal.

Fonte:Diário do Vale

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira