As exportações brasileiras de café recuaram 21% de janeiro a novembro em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o relatório mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), divulgado nesta terça-feira (9). O volume total exportado nos 11 meses ficou em 36,868 milhões de sacas de todos os tipos de café, contra 46,658 milhões de sacas no mesmo intervalo de 2024. No mês de novembro, o recuo foi ainda maior e chegou a 26,7%, com 3,582 milhões de sacas, contra 4,889 milhões no mesmo mês do ano passado.
Segundo o Cecafé, a redução nas exportações já era esperada em função da queda da oferta do produto e das dificuldades com as tarifas de importação de 50% impostas pelo governo americano ao café brasileiro. “O recuo no volume era esperado após números recordes em 2024 e menor disponibilidade do produto neste ano”, explicou o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira.
PUBLICIDADE
Ele argumentou que o resultado foi influenciado também por quatro meses, a partir de agosto, de aumento das tarifas nas vendas para os Estados Unidos. No quadrimestre, as exportações dos cafés brasileiros para os americanos caíram 54,9% na comparação com os mesmos quatro meses de 2024, saindo de 2,917 milhões de sacas para 1,315 milhão de sacas.
Ferreira informou, no entanto, que, após a retirada das tarifas adicionais do governo americano sobre cafés arábica, conilon, robusta, torrado e torrado e moído, já é notado movimento de retomada dos negócios entre produtores brasileiros e compradores americanos. Mas ressaltou que as sobretaxas sobre o café solúvel, que representavam 10% do que era exportado para os Estados Unidos, continuam sendo empecilho à normalização da relação bilateral.
O presidente do Cecafé citou também a infraestrutura portuária do Brasil e os gargalos logísticos como determinantes para a queda nas exportações de café. De acordo com o Conselho, associados da entidade relataram gastos extras de R$ 8,719 milhões com armazenagens adicionais, pré-stacking e detentions, em outubro de 2025, devido à impossibilidade de embarque de 2.065 contêineres, com 681.590 sacas do produto.


















