Receba notícias em seu email

Navalshore

Fialho participa de evento sobre Corredor Centro-Norte em Imperatriz (MA)

O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, participou, em 11 de novembro, do XXIII Encontro sobre o Corredor Centro-Norte, em Imperatriz/MA, evento em que empresários do setor, secretários de governo e lideranças locais discutiram o papel do município na consolidação de infraestruturas logística, industrial e de transportes voltadas para a consolidação da capacidade produtiva da região.

Em sua palestra, Fialho falou sobre o papel da logística como indutora de desenvolvimento e da posição ocupada pelo do Brasil no cenário de exportações, figurando nos primeiros lugares no ranking internacional. O diretor-geral destacou a posição estratégica que o complexo portuário do Maranhão ocupa nesse contexto.

Fialho enalteceu o crescimento vertiginoso da corrente de comércio brasileira, que quadruplicou nos últimos dez anos. De acordo com o diretor-geral, isso exige uma infraestrutura portuária, ferroviária, rodoviária e hidroviária cada vez mais eficiente. Destacou o crescimento do agronegócio brasileiro e que essa tendência é cada vez maior mediante o esgotamento de áreas produtivas em outras partes do mundo.

O diretor-geral da Agência defendeu a revitalização dos rios brasileiros, em especial, o Tocantins, pela posição estratégica para a região. Sobre o Maranhão, ressaltou a riqueza hidroviária do estado e a importância do aproveitamento desse recurso para o desenvolvimento da região.

Este foi o 23º evento promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) e a primeira edição realizada em Imperatriz. A cidade foi escolhida por ser considerada o maior entroncamento comercial, energético e econômico do Maranhão e da região do Tocantins.

Participaram também os secretários de estado adjuntos, Carlos Martins, do Turismo; Raimundo Coelho, da Agricultura, Pecuária e Pesca; Davi Braga Fernandes, do Planejamento; e Sabino Siqueira Costa, representando o prefeito de Imperatriz, além de representantes do empresariado local. A pauta do encontro abordou assuntos como a infraestrutura de transportes na região; a importância do Sudeste do Maranhão como vetor logístico para o agronegócio brasileiro; infraestrutura e sustentabilidade, além de políticas públicas de apoio ao desenvolvimento sustentável do Corredor Centro-Norte.

"O custo da logística gera perda de competitividade", destacou Sabino Costa, ressaltando a importância da escolha de Imperatriz para sediar o evento devido a sua posição geográfica estratégica no Maranhão. Já Davi Fernandes falou sobre a importância da infraestrutura e logística para escoamento da produção e que o Maranhão representa o elo da região norte e nordeste com os demais estados do Brasil. “É o elo do Corredor Centro-Norte com os demais estados brasileiros, em especial, Tocantins.”

O deputado federal, Francisco Escórcio (PMDB-MA), que também participou do evento, destacou a iniciativa da realização em Imperatriz e a importância do Corredor Centro-Norte para a região e para o país e elogiou o trabalho de Fernando Fialho frente à ANTAQ, especialmente junto ao setor portuário.

Ao final, a Adecon agraciou algumas personalidades do setor com o título “Amigo do Corredor Centro-Norte”, entre elas Fernando Fialho. Uma homenagem por sua dedicação ao desenvolvimento da região.
Fonte: Antaq






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira