Ecobrasil

Fila no porto de São Francisco

O escoamento da safra de soja para o Porto de São Francisco do Sul provocou uma fila de quase cinco quilômetros, ontem, na BR-280, em Araquari, no Norte do Estado.
A espera para desembargar a carga chegou a 15 horas para alguns caminhoneiros. Apesar das reclamações de quem ficou parado no acostamento da rodovia, o diretor de logística do Porto de São Francisco do Sul, Gilberto de Freitas, informou que o embarque dos grãos de soja está dentro da normalidade.
– Aqui está tranquilo. Os navios estão atracando, carregando e logo são liberados. No porto, não há problema.
Na avaliação de Freitas, a longa fila é resultado da falha de planejamento.
– Isso é demanda precipitada. Se os exportadores mandassem os grãos de maneira programada não formaria fila. E como eles não têm espaço na empresa, acabam armazenando a soja nos caminhões.
O terminal de São Francisco descarta aumentar a área de estacionamento, por considerar que o problema registrado ontem é pontual.
– Não adianta aumentar o local para ficar somente cinco dias lotado e o resto do ano vazio – disse Freitas.
Corredor de exportação de grãos, o Porto de São Francisco tem capacidade para armazenar 400 mil toneladas de grãos. Além da safra catarinense, são exportados pelo terminal parte da produção do Paraná e de Mato Grosso.
O Brasil deve colher a maior safra de soja da sua história este ano, um total de 67,6 milhões de toneladas, prevê a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Santa Catarina segue pelo mesmo caminho, com produção recorde de 1,2 milhão de toneladas, o que representa um aumento de 28,5% em relação ao ano passado.

Fonte: Diário de Catarinense

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira