Os setores de bens de consumo como vestuário, calçados, brinquedos, eletrônicos, pneus estão na mira da Receita Federal. Ontem, segunda-feira (19) foi lançada a operação Maré Vermelha, que visa combater irregularidades e aumentar a fiscalização de mercadorias que chegam aos portos brasileiros, incluindo o Porto de Vitória. Na capital do Espírito Santo o reforço vai ser nas declarações de importação.
Segundo o inspetor adjunto do Porto de Vitória, Jaques Mauro de Moraes, o procedimento acompanha o mesmo padrão usado pela fiscalização. "Cerca de 70 pessoas trabalharão na operação, em Vitória. O número é o mesmo de sempre, mas o reforço vai refletir na quantidade de Declarações de Importação selecionados. Pretendemos combater uma série de irregularidades, não só o contrabando, mas também superfaturamento, mercadorias com classificação errada na nota fiscal e outros problemas", ressaltou.
A Receita Federal informou que a operação é de âmbito nacional e terá atuação uniforme em todas as unidades do órgão que oferecem os serviços de despacho aduaneiro. No último ano, cerca de R$ 1,5 bilhão em mercadorias, incluindo veículos, foram apreendidos no país.
Fonte:G1.com.br(ES)
PUBLICIDADE