Depois de um ano e três meses com operações paralisadas, a Iceport – frigorífico do Porto de Navegantes (Portonave)–, voltou a funcionar. O reinício dos trabalhos foi marcado pela entrada da primeira carga de congelados, na segunda-feira.
O frigorífico estava com as atividades paralisadas desde 12 de novembro de 2009, quando a estrutura, inaugurada em fevereiro daquele ano, foi atingida por um incêndio.
A informação da retomada das ações foi anunciada por meio de um comunicado ao mercado pela Triunfo Participações e Investimentos (Companhia Aberta de Capital Autorizado), subsidiária da Portonave.
– É um passo importante para a Iceport recomeçar as operações, pois incrementará a movimentação de carga refrigerada na Portonave e também impulsionará a economia de Navegantes – avalia Antonio Bersaneti, diretor executivo da Iceport.
A Iceport tem capacidade de movimentar 900 mil toneladas de frigorificados por ano, e a intenção é fazer a logística integrada de carga entre a câmara e o Terminal Portuário, complementa Bersaneti. O armazém vertical da Iceport foi totalmente reconstruído. Foram trocados todos os equipamentos de movimentação que, além de mais velozes, consomem menos energia. Entre as diferenças em relação à câmara anterior estão a ampliação da área de carga e descarga em 300 metros quadrados, totalizando 1,8 mil metros quadrados.
O frigorífico foi inaugurado em fevereiro de 2009 num investimento de R$ 50 milhões. No dia do incêndio, armazenava cerca de 14 mil toneladas de congelados.
Fonte: Diário Catarinense
PUBLICIDADE