Ecobrasil

Furg inaugura Laboratório para ensaios de cabos da área naval

Será inaugurado hoje (20), às 10h, o Laboratório de Caracterização de Cabos-Integridade Estrutural. Pertencente à Escola de Engenharia e localizado no anexo do Policab, no Campus Carreiros, o laboratório serve para ensaios mecânicos de caracterização de cabos para ancoragem de plataformas offshore (ruptura, fluência e fadiga). A área construída é de 400 metros quadrados. O investimento é de R$ 2,9 milhões, financiados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Petrobras.

No projeto de instalação do laboratório foi construída uma máquina para ensaios de tração, fluência e fadiga, especialmente para testar cabos náuticos de ancoragem utilizados em plataformas oceânicas. A máquina tem capacidade de aplicar cargas de fadiga (equipamento MTS) de mais de 150 toneladas com deslocamento do pistão de até um metro simulando a frequência de onda marinha e capacidade de aplicar cargas de ruptura (atuador hidráulico Hunger) de até 300 toneladas com deslocamento de pistão de até 2,5 metros.

Devido ao equipamento servo-hidráulico da MTS, a máquina possui controle de força e deslocamento refinados, o que a torna juntamente com o laboratório um dos mais confiáveis do mundo para esse tipo de trabalho. Assim, o Laboratório Policab constitui-se em referência mundial para cabos de ancoragem.
Fonte: Jornal Agora (RS)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira