Se por muito tempo o espaço destinado ao setor automotivo no porto de Rio Grande ficou ocioso, em 2010, faltou lugar para receber os veículos desembarcados. Tanto que a General Motors (GM), empresa que ocupa a maior parte do local, solicitou ampliação da área prevendo mais investimentos em 2011.
Dos 100 mil metros quadrados atuais, a nova área a ser cedida à empresa deve acrescentar mais 30 mil metros quadrados, segundo estima a GM, possibilitando a chegada de mais 2 mil veículos. As tratativas apontam que o local oferecido à GM será o do atual 6º Batalhão da Brigada Militar, que seria transferido para uma área central do município, devido à localização do seu terreno ao lado do pátio automotivo. Para atender à demanda, enquanto se decide pela nova área, os veículos têm sido acomodados numa área provisória.
A quantidade de carros importados pela GM pelo porto de Rio Grande cresceu, acompanhando o avanço no mercado brasileiro. Em 2010, 80.033 veículos desembarcaram no local ante 60.701 de 2009 e 72.856 de 2008. A chegada de mais três modelos (Camaro, Malibu e Omega), somada ao crescimento do mercado, contribuiu para a diferença.
Fonte: ZERO HORA/Sancler Ebert
PUBLICIDADE