Receba notícias em seu email

MSC

Governo do Tocantins apresenta oportunidades de negócios visando investidores do Japão

Buscando levantar informações sobre oportunidades de negócios para investidores do Japão na região do Matopiba - conhecida como última fronteira agrícola e integrando partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -, o representante da empresa Campo Consultoria e Agronegócio, Sho Yamada, esteve nesta terça-feira, 2, reunido com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Alexandro de Castro, na sede da pasta, em Palmas. 


As principais oportunidades destacadas durante a reunião foram nas áreas de transferência de tecnologia e qualificação de mão-de-obra; nos setores avícola, de suinocultura e de cortes diferenciados de carne para exportação; e de logística nos modais hidroviário, rodoviário, aeroviário e ferroviário.

Na área de logística, um investimento com grande retorno seria na infraestrutura que liga os estados do Mato Grosso e Pará ao Tocantins. "Essa é uma grande área de produção, e integrar essa região é uma oportunidade de escoamento de produtos e de recepção de insumos não só para o Japão, mas para empresas japonesas instaladas em outros países", destacou Alexandro de Castro.

O processamento de produtos da região do Matopiba para exportação foi outro ponto levantado no encontro. O Tocantins possui matéria-prima e mão-de-obra que favorecem investimentos de indústrias de processamento.

Em visita técnica, Sho Yamada disse que o objetivo é fazer um levantamento de informações para compor um relatório com as principais opções de negócios para atender a interesses do governo japonês. Ele avalia que o investimento em estrutura logística para escoamento de produção tem grande potencial no Estado.

O encontro é desdobramento do diálogo iniciado no seminário Diálogo Brasil-Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos no Matopiba, realizado em fevereiro, em Palmas.


PUBLICIDADE



Fonte: O Girassol/Daniela Oliveira/Governo do Tocantins






   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira