Navalshore 2024

Governo e Vale discutem estratégias para dinamizar o uso do Porto de Sergipe

Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) e da Vale discutiram, na última quinta-feira, 22, estratégias para viabilizar um aumento no fluxo de mercadorias transportadas pelo Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), mais conhecido como Porto de Sergipe. O encontro foi presidido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana.
O Terminal Marítimo é operado pela Vale desde 1994, por meio de contrato de cessão, operação e manutenção junto à Petrobras, proprietária do TMIB. O Porto possui cerca de dois milhões de metros quadrados de área, dos quais 785 mil são de área alfandegária. Além disso, o TMIB possui uma capacidade de armazenagem estática de 45 mil toneladas.
Em 2009, o Porto movimentou cerca de 885 mil toneladas de produtos, principalmente cimento, coque, fertilizantes e trigo. Por lá, passaram 88% das importações e exportações sergipanas. Entre 1996 e 2009, o local movimentou aproximadamente 11 milhões de toneladas, sendo que 95% desse volume teve como origem ou destino os estados da Bahia e Sergipe. A expectativa da empresa é que, este ano, passe pelo terminal aproximadamente 1,2 milhão de toneladas de produtos.
“Temos uma capacidade instalada que nos permite ampliar consideravelmente esses números. Estamos buscando aqui estabelecer um diálogo com o governo para tentar potencializar o transporte de mercadorias pelo terminal e torná-lo mais acessível aos empresários sergipanos”, ressaltou o gerente do TMIB, João Henrique Melo.
Estratégias
Um dos caminhos apontados durante o encontro foi a utilização do terminal para a exportação do álcool produzido pelas usinas de Sergipe e, até mesmo, em parte de Alagoas. Segundo João Henrique, o assunto já começou a ser discutido com representantes do setor, que analisam a viabilidade do negócio. O representante da Vale também destacou a possibilidade de ampliação do transporte de fertilizantes, farelo, grãos, coque e clínquer (material utilizado na produção de cimento).
No encontro, os representantes da Sedetec expuseram as estratégias adotadas pelo órgão para dinamizar o comércio exterior no Estado. Entre as iniciativas, está o Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), que busca - através da resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos - incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora em segmentos empresariais selecionados. Atualmente, o programa atende de 140 empresas com potencial exportador.
De acordo com o secretário Jorge Santana, o Governo está empenhado em estimular a indústria sergipana a exportar, e elevar a utilização do TMIB nas importações. Estamos realizando estudos e conversando com algumas empresas instaladas aqui para mostrar a viabilidade do comércio exterior. Em parceria com a Vale, temos buscado estimular a utilização do TMIB para exportações e importaçõs que ainda se utilizam de outros terminais portuários, disse o secretário.
Ao final da reunião, ficou decidido que os representantes da Sedetec, Vale e da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) promoverão novos encontros para acompanhar a evolução da parceria.

Fonte: Fax Aju

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira