O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, nesta terça-feira (21), que a da área 'SSB01' do Porto de São Sebastião, em São Paulo, será arrendada e que o leilão para a concessão está previsto para março de 2026. O projeto de arrendamento, que terá prazo contratual de 35 anos, destina-se à movimentação e armazenagem de granéis sólidos, cargas gerais e contêineres e prevê investimento de R$ 12 milhões em medidas de compensação ambiental e sociais.
O plano de investimentos contempla a modernização de cerca de 426.000 metros quadrados (m²) de área operacional, a construção de um novo píer de atracação, a ampliação do pátio, um novo sistema para carga e descarga de caminhões e a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso. Segundo a pasta, há expectativa de geração de aproximadamente 5.00 empregos durante a construção e mais 1,3 mil postos de trabalho permanentes durante a operação.
PUBLICIDADE
O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, que visitou o porto, disse que o terminal deve crescer após a concessão e que ele tem potencial estratégico para o desenvolvimento do estado de São Paulo, do Brasil e da América do Sul. Já o prefeito de São Sebastião, Reinaldo Alves, classificou o projeto como benéfico para toda a região e lembrou que o porto abastece todo o Vale do Paraíba.