O Ministério da Infraestrutura publicou nesta sexta-feira (8) os editais dos leilões de terminais de celulose no Porto de Santos (SP), com investimentos totais estimados em cerca de R$ 420 milhões.
Em comunicado, o ministério afirmou que o prazo da concessão será de 25 anos e a previsão é que os ativos sejam leiloados em 28 de agosto próximo.
PUBLICIDADE
Segundo o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, com as melhorias estruturais previstas nos acessos ferroviários que serão implementados, haverá maior integração com as linhas dos concessionários ferroviários que se conectam ao porto.
"O transporte da celulose nesses terminais será 100% sobre trilhos", afirmou Piloni.
Novas privatizações e retomada da economia
Num dos terminais, o futuro arrendatário deverá construir novo armazém e compra de pontes rolantes para descarregamento ferroviário de uma composição de 67 vagões com 88 toneladas cada em, no máximo, 8,5 horas, por exemplo.
O vencedor do outro terminal também deverá construir um novo armazém e investir para descarregamento ferroviário do outro terminal, e comprar equipamentos para embarque, do armazém para o cais, de no mínimo 25 mil toneladas por dia.
Fonte: Estadão