Navalshore 2024

Governo quer retirar milhões do Itaqui

Durante reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO), na última quarta-feira (5/5), o deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) disse que tomou conhecimento de que o Governo Federal está tentando cancelar uma dotação de R$ 19 milhões destinado para a aquisição e montagem de Equipamento do Terminal de Grãos no porto do Itaqui, o Tegram. O intuito do Governo Federalm, segundo Fernandes, seria direcionar estes recursos para beneficiar o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Diante dessa tentativa, o deputado Pedro Fernandes entrou no mesmo dia com uma emenda que visa preservar essa dotação. "O Governo não pode tirar esses recurso do Maranhão, já que o nosso porto do Itaqui está em plena expansão. Temos é que conseguir mais recursos e não cancelar o que já conseguimos. Existem grandes obras indo para o Maranhão e nossa produção de grãoes está aumentando a cada ano. Sem falar que este terminal vai servir todo o Centro-Oeste. O apoio logístico do Itaqui é fundamental", afirmou o parlamentar.
Conforme o deputado, este tipo de supressão com compensação para outro beneficiário geralmente indica que ainda não há projeto consolidado para as obras ou que o Governo Federal ainda não tem conhecimento. Porém, o Tegram já possui projeto apresentado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), inclusive com data para iniciar: 2012, garante, informando que o projeto é orçado em R$ 300 milhões.
Com a apresentação da emenda, Fernandes espera que o relator reavalie esse corte, mas o parlamentar considera que a Bancada Federal deve se unir em favor dessa causa pelo Maranhão.

Fonte: Jornal Pequeno

PUBLICIDADE

Incatep




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira