Oitavo terminal da empresa demandará investimentos da ordem de R$ 170 milhões e tem entrega prevista para o final de 2025
A Granel Química, empresa associada ao Grupo Odfjell, dá início este mês à construção de um terminal para armazenagem de líquidos. O empreendimento está localizado em Santa Helena de Goiás (GO).
PUBLICIDADE
O terminal, que será construído em área própria junto à ferrovia Norte-Sul, deve ser concluído no final de 2025 e contará com investimentos de aproximadamente R$ 170 milhões. Tem previsão de movimentar anualmente um milhão de toneladas de produtos a granel, tais como biocombustíveis, combustíveis, químicos industriais, óleos vegetais e gordura animal, entre outros, e possui área para expansões. O empreendimento também contará com plataformas para carga e descarga nos modais ferroviário e rodoviário.
Santa Helena de Goiás está no meio do chamado “cinturão da cana-de-açúcar”, região com a segunda maior produção de açúcar e etanol do país, além de alta produção de biodiesel, commodities agrícolas e consumo de matérias primas para o a indústria do agro.
Por sua vez, a Ferrovia Norte-Sul que, desde junho de 2023, passou a ligar os Portos do Itaqui no Maranhão a Santos, em São Paulo, transformou a logística de granéis no Brasil, uma vez que a migração do transporte de granéis a longa distância do modal rodoviário para o ferroviário traz um aumento significativo no tamanho dos lotes a serem transportados de uma só vez — desde uma única carreta com 60 toneladas até um comboio de 80 a 120 vagões com oito mil a 10 mil toneladas de produtos, por exemplo —, o que possibilita o abastecimento e escoamento competitivos de insumos e produtos da região, incluindo granéis líquidos.