Navalshore 2024

Grupo é formado para fomentar o desenvolvimento do Porto de Imbituba

Um grupo de trabalho composto por diferentes atores do processo de transporte marítimo foi formado a partir de reunião promovida pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na segunda-feira (14) com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do Porto de Imbituba.

Farão parte do grupo associações empresariais da região, lideradas pela Acic, representantes do porto, da Ferrovia Tereza Cristina, de diferentes segmentos econômicos, de tradings, do Terminal Intermodal Sul (TIS), do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) – Núcleo Operacional de Criciúma e do armador que opera em Imbituba.

“Faremos um trabalho conjunto, porque o objetivo é o mesmo, incrementar os negócios com viabilidade. Esse grupo de trabalho terá a participação ativa da Acic. Faremos uma discussão transparente, no sentido de buscar alternativas para as dificuldades apresentadas”, ressalta o presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Valcir José Zanette.

PUBLICIDADE

Incatep


Zanette considera de suma importância a reunião realizada nesta tarde, que contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas. “Essa representatividade nos entusiasma. A principal função da Acic é motivar para que ações aconteçam e, com esse envolvimento, vamos fazer acontecer”, entende.

Dentre as demandas locais apresentadas por representantes de diferentes segmentos, especialmente o de arroz e o cerâmico, estão os desafios de escoamento por Imbituba, relativos à quantidade e disponibilidade de contêineres e linhas de longo curso.

Junto ao desenvolvimento do porto, também foi discutida a diversificação de cargas transportadas pela Ferrovia Tereza Cristina. “A Ferrovia faz parte da cadeia de suprimento do carvão mineral, mas está se posicionando para desenvolver outros negócios. Dependemos de escalas para operar e ter os resultados esperados”, salienta Benony Schmitz Filho, diretor presidente da FTC.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira