Após 114 anos de funcionamento, a usina hidrelétrica de Itatinga, localizada em Bertioga (SP), obteve sua licença ambiental de operação de regularização, emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e agora concedida à Autoridade Portuária de Santos (APS). A licença tem validade de 10 anos, com exigência de renovação a ser solicitada 120 dias antes do vencimento.
Inaugurada no início do século 1920, a usina possui cinco unidades geradoras com uma potência instalada de 15 megawatts (MW) e é responsável por abastecer a sede da APS e alguns terminais portuários na margem direita do Porto de Santos. Entre as condições impostas pela Cetesb estão exigências de operação, segurança e monitoramento ambiental, incluindo conservação de fauna e controle de erosão.
PUBLICIDADE
A APS também abriu um chamamento público para avaliar propostas de parceria público-privada (PPP) visando modernizar a usina, ampliar sua capacidade de geração e explorar alternativas de sustentabilidade, como a produção de hidrogênio verde. Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a licença traz segurança jurídica para futuros projetos e reforça o pioneirismo histórico da usina, a única de propriedade de um porto no mundo.