A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) informa que a hidrovia que liga o Porto de Porto Alegre a Rio Grande está em plenas condições de navegabilidade. A situação foi comprovada na quinta-feira (17), quando a Marinha do Brasil e técnicos da Divisão de Operações e Fiscalização da SPH (DOF/SPH) vistoriaram a sinalização náutica num trecho de aproximadamente 60 quilômetros.
No levantamento foi constatado que faltam apenas duas boias no trecho que liga o Canal de Itapuã e Cristal. "Esta carência será sanada na próxima semana, pois já temos equipe programada para instalar estes dois equipamentos", afirmou o engenheiro da SPH, Reinaldo Gambim, que acompanhou a operação. "Esse trabalho garante o aumento no índice de eficácia do balizamento das hidrovias que estão sob jurisdição da Superintendência", explicou.
Gambim afirmou ainda que a situação da hidrovia Porto Alegre-Rio Grande está tranquila e a passagem dos navios de grande porte está acontecendo normalmente. "Estamos com o calado de 5,18 metros, mais as margens de segurança, que são de 50 centímetros e a folga calculada entre o casco da embarcação e o leito do Guaíba, que é de mais 50 centímetros. Esses índices nos dão a garantia de que o canal está em plenas condições ", explicou.
Outra ação realizada pela SPH, na manhã da última sexta-feira (18) foi a instalação da boia de bifurcação que dá acesso a o terminal de Guaíba. O equipamento dá mais segurança à navegação da travessia entre Porto Alegre e Guaíba.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE