A Horizonte Minerals Plc firmou dois acordos portuários de longo prazo, garantindo acesso para a importação de matérias-primas e a exportação de ferro-níquel para seu Projeto Níquel Araguaia, 100% de propriedade da empresa no Brasil. O projeto, em construção, tem previsão de produção para o primeiro trimestre de 2024.
Os contratos foram adjudicados ao Grupo Atlantica Matapi e Santos Brasil Tecon Vila do Conde, no Porto de Vila do Conde, no Pará. Os contratos de cinco anos, com opção de prorrogação por mais cinco anos, estão alinhados com o custo de viabilidade da Horizonte Minerals, uma vez ajustado para a taxa de câmbio e representam outro marco fundamental para redução de risco do projeto.
PUBLICIDADE
Além de ser o porto mais próximo da região do Araguaia, Vila do Conde também oferece serviços de entreposto alfandegado, áreas de desembarque, carga e armazenagem de acordo com as necessidades operacionais. A Horizonte destaca que ao garantir o mesmo porto para ambos os contratos, haverá sinergias de operação por meio do transporte de materiais de consumo e produtos de ferroníquel, permitindo que as viagens de ida e volta tenham carga, maximizando a economia de custos.
O CEO da Horizonte Minerals, Jeremy Martin, comentou: “À medida que nos aproximamos de nossa primeira redução de dívida, esses contratos portuários são uma condição fundamental para acessar a linha de crédito, outro exemplo do progresso que estamos fazendo em termos de redução de risco do Projeto. A cada nova parceria que firmamos, damos mais um passo para permitir todo o potencial no Araguaia, e de forma mais ampla em todo o portfólio da Horizonte, para realizarmos nosso objetivo de nos tornarmos um produtor de níquel de baixo custo".