Mais de 3 mil litros de óleo vazaram da embarcação graneleira de bandeira filipina Golden Trader, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O acidente aconteceu na madrugada de domingo (5), durante abastecimento do navio no Porto de Santos.
Inicialmente, a informação divulgada era de que 100 litros tinham vazado do navio, mas a quantidade preliminar foi atualizada após cálculos no instituto. Na manhã desta terça-feira (7), equipes do Ibama estão no local para limpeza da estrutura da embarcação e do mar. Desde o momento da ocorrência, seis equipes já passaram pelo Armazém 38.
PUBLICIDADE
De acordo com a agente ambiental federal do Ibama, Ana Angélica Alabarce, nove mergulhadores também auxiliam no trabalho. "O navio só será liberado para seguir seu curso após limpeza total. Tanto de sua estrutura, que está em contato com o mar, quanto das áreas atingidas", explica.
Para o trabalho, estão sendo utilizados materiais como barreiras absorventes e de contenção. A previsão do órgão é de que as atividades terminem ainda nesta terça. A Reportagem questionou o Ibama sobre possíveis punições em função do episódio, mas, como o caso ainda está em andamento, não há uma definição sobre o assunto.
Fonte: A Tribuna