O primeiro módulo das galerias transportadoras do 'Moegão', responsável pelo transporte de grãos aos terminais portuários interligados, foi içado nesta quinta-feira (06) no Porto de Paranaguá (PR). Com 38 toneladas e 25 metros de comprimento, essa unidade é a primeira de um total de 54 módulos que comporão as galerias, totalizando 1,7 km de extensão. Cada módulo possui três esteiras transportadoras com capacidade de 2.000 toneladas por hora cada.
O diretor de engenharia e manutenção, Victor Kengo, destacou que o projeto centraliza o recebimento ferroviário de grãos de maneira inédita no Brasil. Caterina Veronese, coordenadora de projetos do consórcio Moegão, ressaltou que o içamento da estrutura metálica marca o início da fase aérea da obra, após a montagem das estruturas no solo. A operação contou com dois guindastes equipados com contrapesos de 40 e 50 toneladas para garantir precisão na instalação dos módulos sobre os pórticos pré-moldados.
PUBLICIDADE
Financiado pela Portos do Paraná, o Moegão representa um investimento de R$ 600 milhões e tem como objetivos aumentar a produtividade portuária, reduzir os cruzamentos ferroviários urbanos de 16 para cinco e integrar operadores portuários ao cais. Atualmente, 23% da obra já foram concluídos e a entrega está prevista para o final de 2025.
O sistema funcionará com a adaptação do acesso ferroviário ao porto. Os grãos serão descarregados dos vagões em funis subterrâneos e transportados por correias até os elevadores de canecas, que os elevarão às correias transportadoras aéreas interligadas aos terminais portuários. A carga será então direcionada aos navios pelo corredor de exportação. Com essa modernização, a capacidade ferroviária do Porto de Paranaguá deve aumentar 60%, passando de 550 para 900 vagões por dia.