O porto de Imbituba (SC) conta com a primeira escala do novo serviço semanal, denominado Samba, da Maersk, para o norte da Europa. A atracação do navio Maersk Laguna exige profundidade de 12,5 metros, o que levou a Santos Brasil, arrendatária do terminal de contêineres e a Companhia Docas de Imbituba, administradora do porto, a realizarem uma dragagem emergencial para obtenção deste calado.
PUBLICIDADE
A dragagem ficou a cargo da Dragabras, com a draga Orweel, de 3,5 mil metros cúbicos. O descarte marítimo do material retirado do fundo do mar foi destinado em área específica e de acordo com a exigência da Licença Ambiental de Operação (LAO) para dragagem vigente para o porto de Imbituba. Os trabalhos removerão 300 mil metros cúbicos.
Para Jeziel Pamato, administrador do porto, a nova linha é uma conquista que poderá ter grande significado para o desenvolvimento do porto e da sua região de influência. “Esta linha para o norte da Europa é mais uma opção para toda a indústria regional, que ganha mais um destino específico para importação e exportação, além de alternativas de conexão para diversos outros destinos. O porto de Imbituba contribui de forma decisiva inclusive para atrair novos empreendimentos para o sul catarinense”, afirma.
Bruno Figurelli, superintendente da Santos Brasil, afirma que “a atracação do navio Maersk Laguna, com 300 metros de comprimento, estabelece um novo patamar de atendimento no porto de Imbituba.