MSC

Importação é recorde na Portonave

A combinação de câmbio favorável, festas de fim de ano e incentivos fiscais do governo do Estado de Santa Catarina contribuiu para o recorde de importações registrado pela Portonave, o terminal marítimo de Navegantes, no acumulado até outubro. Nos dez primeiros meses do ano, a instalação recebeu aproximadamente 115.788 Teus (contêiner de 20 pés), quase 100% a mais que o registrado no mesmo intervalo de 2009, quando 57.962 Teus desembarcaram no terminal, que integra o complexo portuário de Itajaí. Somente em outubro, as importações somaram 13.948 Teus, ante 11.657 Teus do mesmo mês de 2009.

"A baixa cambial favoreceu as importações o ano inteiro. Além disso, em função das festas de fim de ano, a mercadoria precisa sair da Ásia entre agosto e setembro para chegar aqui durante outubro e os importadores terem tempo de abastecer o mercado", explica o gerente comercial da Portonave, Juliano Perin. Segundo ele, o incentivo da redução da alíquota do ICMS para importações também ajuda, mas o efeito pode ser sentido ao longo do ano como um todo.

Entre os principais produtos que chegaram à Portonave destacam-se brinquedos, eletrônicos, máquinas, cerâmica e plásticos, a maioria vinda da Ásia.

"Historicamente, tínhamos na nossa região um fluxo entre 70% e 80% de exportação e somente 20% a 30% de importação. Agora, cada vez mais estamos rumando para um equilíbrio de 50% a 50%", diz Perin.

Fonte: Valor Econômico/Fernanda Pires | Para o Valor, de Santos

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira