Foi inaugurado, este mês, o Armazém A3 do Terminal Graneleiro Tergrasa. O empreendimento, com capacidade para 150 mil toneladas, foi construído pela construtora Vieiro.Ltda, com recursos da CCGL financiados pelo BRDE. Ao todo, foram investidos R$43 milhões neste que é considerado o maior armazém graneleiro do Sistema Cooperativo do Rio Grande do Sul.
Participaram da inauguração do armazém, representantes da Superintendência do Porto, da CCGL, da Tergrasa/Termasa, da Fecoagro, do BRDE, da Câmara de Comércio, da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Câmara de Vereadores, do Sindicam, do Sindicato dos Portuários, entre outros.
De acordo com o presidente da CCGL, Caio Viana, o novo armazém é um importante passo para atender as demandas de infraestrutura para o setor agrícola gaúcho e também de outros estados do Brasil. Já o superintendente do Porto, Dirceu Lopes, acrescentou que o empreendimento é fruto de uma negociação que demorou cerca de um ano e resultou em uma cláusula para renovação do contrato com a CCGL, assinado em 2012 e vigente por 15 anos. De acordo com ele, a cláusula foi cumprida ao pé da letra e o empreendimento é um instrumento importante para manter o Porto Gaúcho como o mais eficiente na movimentação de grãos do Brasil e no caminho para se tornar o mais eficente em outras cargas também, somando-se ao novo armazém da Bianchini, que deverá ser inaugurado em breve, com capacidade para 120 mil toneladas.
A obra para a construção da nova estrutura durou cerca de um ano e meio. O Armazém, pronto, aumenta em mais de 50 % a capacidade de armazenagem da Tergrasa, com projeção de movimentação anual de 2.100.000 toneladas, o que representa um importante marco no desenvolvimento do Porto.
Fonte: Jornal Agora(RS)/Por Tatiane Fernandes
PUBLICIDADE