A Empresa Portuária Valparaíso (EPV), principal porto do Chile, voltou a confiar na Indra, multinacional de tecnologia nº 1 na Espanha e uma das principais da Europa e América Latina, para modernizar e ampliar sua plataforma tecnológica global, por meio de um novo contrato pelo valor de 7,5 M€.
O novo projeto com a EPV compreende o desenvolvimento de novas funcionalidades, a extensão de alcance e a manutenção por outros cinco anos, ampliáveis a oito, do sistema de informação e comunicação logística, de comércio exterior e fiscalização para a comunidade portuária de Valparaíso. Entre outras melhorias, a solução integrará aos processos de comunicação e transferência de informação novos agentes até completar toda a cadeia da comunidade portuária, desde a fonte de origem da carga de importação e exportação até seu transporte marítimo e vice-versa. Além disso, incorporará um novo market place para a contratação de serviços logísticos e a mais nova tecnologia ITS (Intelligent Transport Systems) para operações de tracking.
O novo projeto permitirá ao Porto de Valparaíso seguir melhorando os processos logísticos e a coordenação de todos os agentes implicados. Deste modo, potencializará sua competitividade, capacidade e controle, assim como o cuidado com o meio ambiente do Porto e a cidade de Valparaíso.
Alta tecnologia de grande complexidade
A plataforma tecnológica de vanguarda desenhada pela Indra, que agora será otimizada e ampliada, inclui os sistemas de controle e segurança do tráfego entre a Zona de Extensão de Apoio Logístico (ZEAL) e os terminais do porto, assim como os sistemas de gestão de acessos e de tráfego interno, que permitem identificar veículo, condutor e carga, e relacioná-los com o processo de exportação/importação associado.
PUBLICIDADE
Da Redação