O consórcio Indra VTMIS Santos venceu a licitação para implantação do sistema de monitoramento do tráfego de embarcações (Vessel Traffic Management Information System — VTMIS, na sigla em inglês). De acordo com a Secretaria de Portos (SEP), a proposta apresentada é de R$ 31 milhões e prevê desde o fornecimento de equipamentos e software até treinamento de pessoal e obras civis, pelo período de 44 meses.
PUBLICIDADE
O VTMIS possibilitará o monitoramento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do porto santista, obtendo informações para o tráfego dentro do canal de navegação. Os dados também servirão para controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência.
Recentemente, o consórcio fechou contrato para VTMIS com o porto de Vitória (ES) e está implantando o sistema de gestão do tráfego marítimo no porto de Southampton, no Reino Unido. Na América Latina, é um dos fornecedores tecnológicos no projeto de ampliação do Canal do Panamá e está ampliando a plataforma tecnológica global do porto de Valparaíso, no Chile.